segunda-feira, 20 de outubro de 2008

HOMEM LEVA TIRO NO ALVORADA

Invasão

Fonte: Correio Braziliense

06/10/2008


Invasor chegou a 500m da casa presidencial, mas foi atingido na perna por um tiro de arma calibre .12. O desconhecido passou por uma cirurgia vascular no Hospital de Base, onde ficará em observação.


A residência mais protegida do país, o Palácio da Alvorada, onde vivem o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, dona Marisa Letícia, foi alvo de uma tentativa de invasão no início da manhã de ontem. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), um homem, aparentando ter entre 25 e 30 anos, ignorou os avisos dos guardas presidenciais e pulou uma grade de proteção da área, ao lado do espelho d’água.


Ele conseguiu chegar ao jardim interno, que fica a aproximadamente 500m da residência, e só parou de andar em direção ao palácio quando um sentinela disparou uma arma calibre .12 contra sua perna direita. O homem se identificou como Denis, mas não portava nenhum documento que comprovasse a identidade.


O episódio teria ocorrido por volta das 7h, quando Denis, aparentando estar alcoolizado, tentou entrar na área, considerada de segurança nacional. De acordo com o GSI, o único guarda que fazia a segurança no portão cumpriu o protocolo e fez uma primeiramente um advertência verbal. Em seguida, deu um tiro para o alto. Só depois que os dois avisos foram ignorados, o sentinela disparou contra Denis, atingindo a panturrilha (ou barriga da perna).


O serviço médico do Palácio do Planalto prestou os primeiros atendimentos ao invasor, que logo depois foi encaminhado para o Hospital de Base, onde deu entrada no centro cirúrgico para a retirada da bala. O coronel Homero Zanotta, assessor de imprensa do GSI explicou que o guarda cumpriu todos os procedimentos indicados para a situação. “O pessoal de serviço tem a missão de impedir o acesso de pessoas não autorizadas ao Alvorada e o sentinela desempenhou seu dever impedindo a invasão”, disse.


Como a área que cerca a residência oficial é considerada de segurança nacional, o caso será investigado pela Polícia Federal, que esteve no local, ainda na manhã de ontem, para realizar a perícia. Serão instaurados dois inquéritos: um policial-militar, sob a responsabilidade do Exército, para investigar a ação do sentinela; e outro policial federal — para apurar as circunstâncias do episódio.


Atendimento


No HBDF, o chefe da equipe do pronto-socorro, Agenor Mousinho, informou que o tiro provocou uma lesão vascular na veia poplítea, responsável por carregar o sangue da articulação do joelho e músculos da coxa em direção ao coração. Ele foi submetido a uma cirurgia com um ortopedista e um cirurgião vascular, mas ainda não era possível prever o tempo de recuperação até o fechamento desta edição. “Acho que o ferimento não provocará seqüelas no paciente, mas ainda não podemos fazer uma previsão para ele receber alta e o tempo de recuperação porque problemas como infecções podem ocorrer durante a recuperação”, explicou.


Após a cirurgia, que durou mais de seis horas, foi montado esquema de segurança por agentes da PF na porta do centro. Segundo o chefe da equipe, o rapaz estava lúcido na hora do atendimento. Em relação às suspeitas de que o invasor estaria perturbado ou alcoolizado, o médico afirmou que foi feita coleta de material para exame que comprovará se houve uso de bebida alcoólica ou não por parte do paciente. A arma usada pelo guarda é considerada ideal para o uso policial, indicada para situações nas quais a confiabilidade seja fundamental para intimidar o oponente em razão de seu alto poder de fogo, da capacidade de armazenamento de cartuchos, bem como de sua rapidez de tiro.


Na hora da tentativa de invasão do Alvorada, o presidente Lula e a primeira-dama estavam em São Bernardo do Campo (SP), onde votaram nas eleições municipais. A identidade do invasor não havia sido divulgada pela polícia até o fechamento desta edição. Nenhum familiar procurou o desconhecido.

Nenhum comentário: